Blog
Tudo sobre Tênis e Squash

Sempre sou procurado por pais querendo saber qual seria a idade ideal para começar a jogar tênis. Não existe idade ideal. Depende muito da criança; já tive alunos com 2 anos de idade.

Não podemos esperar que uma criança com 2 anos jogue feito um adulto. O que fazemos é auxiliar no desenvolvimento motor da criança e os exercícios são todos voltados para o conhecimento do próprio corpo, da relação do olho coma bola e uma extensão da mão, que no caso é a raquete.

Cada etapa do crescimento da criança exige trabalhos específicos. Em uma criança de 4 a 5 anos, por exemplo, trabalha-se basicamente coordenação motora, mas usando a raquete e a bolinha simultaneamente (mini-tênis).

Crianças de 6 ou 7 anos que não são estimuladas a aprender a fazer cambalhotas e a rolar no chão, poderão ter dificuldades em cair sem se machucar em um jogo de tênis. Da mesma maneira, crianças que não brincam de arremessar terão mais dificuldades para aprender a sacar.

Para aqueles que começam depois disso (9 a 10 anos), o objetivo é totalmente lúdico, mas somamos movimentos biomecanicamente corretos.

Uma das qualidades do ser humano como um todo é a prontidão, ou seja, estar pronto para aprender determinadas habilidades motoras; é o momento onde ele está desenvolvido e maduro o suficiente para assimilar essas habilidades. Na verdade, a idade ideal depende de cada criança, de seu nível de prontidão e motivação para a prática do esporte.

Uma dica importante que gostaria de dar para os pais, seria a de observar se a criança está se divertindo e respondendo com entusiasmo, alegria e disposição em relação as atividades propostas na aula. A aprendizagem acontece naturalmente.

Por Ricardo Rybertt Thennet

Veja Também:

Estão abetas as inscrições para a Liga de Tênis ... Saiba Mais
Venha jogar na Liga de Tênis Double Game ... Saiba Mais
Chegaram novidades na LOJA. ... Confira!!
Você tem uma dica ou uma idéia para uma matéria? Conte-nos sobre isso.

A Double Game Tennis e Squash conta com uma estrutura de 3.500 m², projetada como um dos mais completos centros esportivos da região. São três quadras de saibro com pisos construídos com técnicas modernas de drenagem, sistema anti-impacto e iluminação Day Lite, que produz fielmente a claridade da luz do dia.

Conta também com uma quadra de squash coberta, equipada com ar condicionado e piso adequado para a prática do esporte.

image
 
..."Optei por ter a melhor infra-estrutura de tênis da região e professores com alta qualidade técnica."...
Tulio Marcos Romano
Tulio Marcos Romano
Unis-MG
..."Escolhi pela seriedade dos professores, pelo ambiente da academia e pela qualidade das quadras."...
Andre Nicolas Lounine
Andre Nicolas Lounine
Agente de Investimento
 
 
image
 
 
Imprimir icon