Sempre sou procurado por pais querendo saber qual seria a idade ideal para começar a jogar tênis. Não existe idade ideal. Depende muito da criança; já tive alunos com 2 anos de idade.
Não podemos esperar que uma criança com 2 anos jogue feito um adulto. O que fazemos é auxiliar no desenvolvimento motor da criança e os exercícios são todos voltados para o conhecimento do próprio corpo, da relação do olho coma bola e uma extensão da mão, que no caso é a raquete.
Cada etapa do crescimento da criança exige trabalhos específicos. Em uma criança de 4 a 5 anos, por exemplo, trabalha-se basicamente coordenação motora, mas usando a raquete e a bolinha simultaneamente (mini-tênis).
Crianças de 6 ou 7 anos que não são estimuladas a aprender a fazer cambalhotas e a rolar no chão, poderão ter dificuldades em cair sem se machucar em um jogo de tênis. Da mesma maneira, crianças que não brincam de arremessar terão mais dificuldades para aprender a sacar.
Para aqueles que começam depois disso (9 a 10 anos), o objetivo é totalmente lúdico, mas somamos movimentos biomecanicamente corretos.
Uma das qualidades do ser humano como um todo é a prontidão, ou seja, estar pronto para aprender determinadas habilidades motoras; é o momento onde ele está desenvolvido e maduro o suficiente para assimilar essas habilidades. Na verdade, a idade ideal depende de cada criança, de seu nível de prontidão e motivação para a prática do esporte.
Uma dica importante que gostaria de dar para os pais, seria a de observar se a criança está se divertindo e respondendo com entusiasmo, alegria e disposição em relação as atividades propostas na aula. A aprendizagem acontece naturalmente.
Por Ricardo Rybertt Thennet